domingo, 3 de março de 2013

O que pode acontecer com suas contas online quando você morrer?

A internet começou a se massificar no mundo durante os anos 90, de modo que ainda não existe uma geração de internautas já falecidos. Mas pessoas que já morreram também podem ter problemas com suas contas on-line depois do falecimento, já que muitas informações sobre a sua vida ficarão na web depois que você partir desta para uma melhor. Que tipos de inconveniente pode haver?
Os principais, como seria de se imaginar, envolvem dinheiro. Mas não estamos falando apenas de seus cadastros online de conta bancária e cartão de crédito. Até Blogs e contas no Youtube, por exemplo, podem valer dinheiro atualmente, e após a morte do portador essas contas podem facilmente cair nas mãos de um hacker inescrupuloso que se apropria das informações contidas ali.
E pense em um sentido mais prático mesmo: algum dos seus parentes ou amigos, além de você, sabe a senha do seu e-mail, por exemplo? Se você falecesse de repente, sua caixa de e-mails poderia ser acessada por alguém de confiança ou estaria à mercê do primeiro que tivesse capacidade de invadi-la? A Live Science cita o caso de um militar americano, morto na Guerra do Iraque, cujos pais requisitaram acesso à conta dele do Yahoo e precisaram até entrar na justiça para conseguir.
A maioria das companhias provedoras de e-mail, redes sociais, Blogs, sites e informações financeiras na rede ainda não têm uma política muito bem definida para casos de falecimento. E os espaços disponíveis na web realmente valem dinheiro, mesmo que sejam poucas as páginas que valham uma quantia significativa e ainda menos gente saiba ganhar dinheiro com isso.
Pensando em soluções para esses inconvenientes, existem empresas que elegem um “guardião virtual” para suas contas online. Com pequenas diferenças, as companhias Entrustet, Madison e Legacy Locker, todas americanas, além da DataInherit, da Suíça, oferecem o serviço da seguinte forma: quando você se cadastra, deve incluir um herdeiro para suas contas na Internet. Caso você faleça, as contas são imediatamente transferidas para a pessoa escolhida. Há também a opção, nestes sites, de que todas suas contas sejam deletadas se você, literalmente, não der mais sinal de vida. Assim, não há preocupação em encontrar uma pessoa de confiança.
Criam-se assim estas duas alternativas: legar suas contas a alguém ou apagar todos os seus vestígios virtuais da face da Terra quando você se for. A recomendação da LiveScience é que você seja precavido e escolha uma destas. [LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário