segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

“Sanduíche da morte”: o código secreto da Bíblia

Pesquisadores britânicos e norte-americanos descobriram um curioso padrão literário na Bíblia. Usando um software de análise de texto, eles observaram que livros como o Gêneses falam sobre a vida e a morte com a mesma estrutura de um sanduíche.
As menções sobre a vida aparecem no início e fim do livro – como se fossem os pães. O recheio desse sanduíche literário são as menções sobre a morte, que aparecem agrupados no meio dos textos. Esse código (até então) secreto da Bíblia foi apelidado de “sanduíche da morte de Gêneses” pelos estudiosos.
Essa estrutura retórica que intercala um assunto ruim com notícias boas é muito comum – principalmente na política e até no jornalismo. A Bíblia contém os mais antigos textos em que esse padrão foi observado, embora apenas recentemente.
Pesquisadores da Universidade de Keele (Reino Unido) e da Universidade Amridge (EUA) apontam que é incerto dizer que o “sanduíche da morte” foi aplicado ao texto intencionalmente. Isso pode ter sido usado para suavizar as mensagens negativas da morte, ou talvez colocar a vida e a morte em um contraste gritante. Se foi consciente ou inconscientemente, é difícil dizer.
Porém, dado ao alto número de vezes que os dois temas são citados em Gêneses, é difícil pensar em coincidência. [DailyMail/LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário