terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Teste de respiração pode detectar câncer de pulmão, cabeça e pescoço

Segundo cientistas, um novo teste que pode detectar câncer pelo “cheiro” está mais perto da realidade. O “nariz eletrônico” é capaz de identificar sinais químicos do câncer no hálito de pacientes com câncer de pulmão e câncer de cabeça e pescoço.
Cerca de 80 voluntários participaram da pesquisa israelense; 22 tinham vários tipos de câncer de cabeça e pescoço, 24 tinham câncer de pulmão e 36 eram saudáveis.
O protótipo do teste de respiração usou um método químico para detectar marcadores de câncer no hálito dos participantes.
Os pesquisadores focaram principalmente no câncer de cabeça e pescoço, que é geralmente diagnosticado tarde demais, o que torna seu tratamento mais difícil. Eles descobriram que o teste de respiração pode detectar os padrões de moléculas encontrados em pacientes com este câncer com sucesso.
Porém, os resultados precisam ser testados em estudos maiores para confirmar se o diagnóstico poderia levar a um método de triagem potencial para a doença.
A esperança é de que um dia esse teste seja usado em consultórios para diagnosticar cânceres instantaneamente, mas pode levar anos de pesquisa antes do nariz eletrônico ser utilizado como prática clínica.
Se as descobertas forem confirmadas, o estudo representa uma promessa interessante para o desenvolvimento de um teste de bafômetro que detecte cânceres muitas vezes diagnosticados somente em estágio avançado.[BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário